domingo, 4 de dezembro de 2011

Resenha: O mito nos persegue - Livro Histórias de Horror O mito de Cthulhu - HP Lovecraft - Ed Martin Claret

Resenha: O mito nos persegue 
Livro Histórias de Horror - O mito de Cthulhu - 
HP Lovecraft - Ed Martin Claret



Já pensou em desvendar através de relatos de sonhos misteriosos um mito que fascina alguns escritores até os dias de hoje? Bom, essa possibilidade chega até nós em um livro de contos. As três principais obras sobre o panteão mitológico criado por Howard Phillipis Lovecraft (HPL ou H.P. Lovecraft) vem em um pocketbook pela editora Martin Claret.

Uma obra de ficção onde o terror psicológico serve como a base fundamental para o clímax daquilo que está sendo lido, com primazia HP Lovecraft nos conduz a um mundo cósmico científico com uma proposta literária totalmente renovada.

O Chamado de Cthulhu narra a história de seres de outras dimensões, que habitaram a terra a bilhões de anos atrás, e agora querem reconquista-la e consequentemente domina-la e só quem toma conhecimento dessa futura invasão são homens de alma sensíveis como poetas, escritores e pintores, que em delírio ou sonhos vão tomando conhecimento dessa imensa invasão.

As narrações são testemunhos daqueles que viveram a experiência dos sonhos e delírios que comparadas as lendas de povos indígenas que cultuam os mesmo símbolos e monstros que aparecem aos sonhos, parecem ligados, é assim que o clímax é transferido ao terror psicológico sabiamente vividos nas personagens e seus lugares. As narrações são particularizadas pelo modo como H.P. Lovecraft as conduz, de modo singular ele descreve com detalhes cada lugar, as formas e contornos dos monstros e desenhos. A linguagem eu não diria serem pobres, mas ausentes de diálogos mais elaborados, de forma que a compreensão se torna fácil e acessível.

H.P Lovecraft influenciou através de seus escritos não apenas os escritores que compunham o círculo batizado por ele mesmo de Lovecraft Cyrcle (Circulo Lovecraft), mas também em nosso século tem influenciado bandas como Iron Maiden, Nox Arcana, Metálica; incluindo ainda jogos de RPG.

Howard Phillips Lovecraft (Providence, Rhode Island, 20 de Agosto de 1890 – 15 de Março de 1937) foi um escritor norte-americano, que produziu obras de fantasia e terror, com tendências góticas, enquadrados por uma estrutura semelhante à da ficção científica.

O livro de terror psicológico exige muita atenção aos detalhes e sem eles a obra não seria completa, por tanto fiquem atentos e deixe-se ganhar por esses mitos do mestre do terror psicológico.

Sinopse:
  • Histórias de Horror / O Mito de Cthulhu

  • Howard Phillips Lovecraft
  • Coleção A Obra-Prima de Cada Autor

  • Seres de outras dimensões que no passado reina-ram sobre o nosso planeta estão à espreita para reconquistá-lo! Poucos sabem disso. Artistas, pintores e escritores — almas sensíveis — vislumbram a sua existência em sonhos ou em acessos de delírio. Grupos primitivos, por estranhas razões, os cultuam. E apenas alguns poucos homens, verdadeiros heróis eruditos, buscam pistas sobre essas criaturas e as estudam. São os únicos que podem nos proteger. Numa mistura de horror e ficção científica, esse é o enredo da maior parte da produção de Howard Phillips Lovecraft, escritor norte-americano responsável pela criação do mito de Cthulhu, criatura até hoje cultuada por seitas diversas. Os contos de Lovecraft e suas criaturas tiveram tal repercussão que chegaram a influenciar diversas bandas de rock, como Iron Maiden, Metallica e Black Sabbath. Neste livro, reunimos alguns de seus contos mais importantes: O chamado de Cthulhu, O horror de Dunwich, Sussurros na escuridão e O assombrador das trevas.

1 comentários:

  1. Ganhei o sorteio!!!!Já estou empolgada em ler!!!!

    ResponderExcluir