sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Como escrever uma Resenha Crítica?


Como escrever uma Resenha Crítica?



Fazer uma Resenha não é fácil como muitos imaginam, existem as mais diversas maneiras de se resenhar um livro e já mostrei a vocês uma dessas maneiras, no nosso post anterior, sobre como fazer uma resenha, abordamos a Resenha Comentada como forma mais usada pelos blogs literários que se espalham pela net. Cabe ressaltar que esse tipo de resenha não é uma resenha profissional, deve ser levada em conta pois exprime a opinião pessoal de uma pessoa que gosta de ler livros e se todo escritor for bem atento poderá perceber que é um meio de se averiguar o que as pessoas andam lendo.

Hoje vamos saber o que é de fato uma Resenha, sua estrutura, objetivos e os procedimentos gerais para a elaboração, acompanhem abaixo.


Conceito:

A resenha é um resumo critico, "um relato minucioso das propriedades de um objeto" é um "tipo de redação técnica" além de ser um resumo é também uma critica, e aponta os pontos positivos e negativos de uma obra. Julgando ser a resenha um texto crítico, o resenhista em geral é um especialista no assunto em que se propôs a resenhar, uma vez que avalia a obra, "julgado-a criticamente".

O objetivo de uma resenha, em geral, é "divulgar objetos de consumo cultural". É um texto "de caráter efêmero pois "envelhece" rapidamente, muito mais que outros textos de natureza opinativa". Serve como instrumento de pesquisa bibliográfica, atualização. Influência na decisão de consultar ou não o texto original, desenvolvimento da capacidade de síntese, interpretação e crítica. "Contribui para desenvolver a mentalidade científica e levar o iniciante à pesquisa e à elaboração de trabalhos monográficos".

Estrutura:

1º - Descrever as propriedades da obra (referencias bibliográficas);

2º - Dados biográficos do autor (alguns dados rápidos que possam identifica-lo);

3º - Resumo da obra (um resumo detalhado das ideias principais, com apontamentos de personagens, da história abordada, características especiais, a forma como o assunto foi abordado e se exige conhecimento prévio para entendê-lo, evitando ao máximo espólios da obra, ou seja, uma síntese);

4º - Apresente suas conclusões e metodologia empregada (Demonstre se o autor faz conclusões ou não, onde essas conclusões foram apresentadas e quais foram. Se ele se utilizou de um modelo teórico, que teoria serviu de embasamento e o método utilizado);

5º - Exponha um quadro de referências nos quais o autor se apoiou (obras comparativas, autores que tenha identificação com a obra, cite escolas ou correntes científicas, filosóficas, culturais e literárias, circunstâncias culturais, sociais, econômicas, históricas e etc. Leve em conta ainda o mérito da obra, a contribuição dada, se as ideias são verdadeiras, originais e criativas. Identifique conhecimentos novos, amplos, abordagem diferente. Enumere se é conciso, objetivo, simples, claro preciso, coerente, linguagem correta ou o contrário. A forma lógica ou sistematizada, se há originalidade e equilíbrio. Faça uma indicação da obra, a quem é dirigida).

Os procedimentos gerais:

Durante a leitura do texto procure responder as perguntas abaixo:

Quem é o autor do texto?
De que trata o texto?
Sob que perspectiva o autor tratou o assunto?
Qual problema foi focalizado?
Como o assunto foi problematizado?
Como o autor soluciona o problema? Que posição assume?
Como o autor demonstra seu raciocínio? Quais são os argumentos?
Há outros assuntos paralelos à ideia central?
Qual a originalidade do texto?
Qual a validade das ideias?
Qual a relevância das ideias?
Que contribuições apresenta?
O autor atingiu os objetivos propostos?
O texto supera a pura retomada de textos de outros autores?
Há profundidade na exposição das ideias?
A tese foi demonstrada com eficácia?
A conclusão está apoiada em fatos?
Que questões o texto levanta?

Elaboração da síntese: 

É um texto pessoal, que reflita sinteticamente as ideias do texto original.

Não esqueça:

Uso da 3ª pessoa, de modo que fique evidente a neutralidade.

"A finalidade de uma resenha é informar o leitor, de maneira objetiva e cortês, sobre o assunto tratado no livro, evidenciando a contribuição do autor: novas abordagens, novos conhecimentos, novas teorias." (cf. LAKATOS, 1995, p 234).

"O resenhista deve resumir o assunto e apontar as falhas e os erros de informação encontrados, sem entrar em muitos pormenores, e, ao mesmo tempo, tecer elogios aos méritos da obra, desde que sinceros e ponderados." (Lakatos, 1995, p. 243)

Não há espaços para ironias, sarcasmos e nem para dizer que o autor poderia ter escrito um livro melhor, cada obra é uma obra única e tem seu valor próprio.


Referências Bibliográficas:

Guia de produção textual: http://www.pucrs.br/gpt/resenha.php - Consultas realizadas em 22,23,24 e 25 de Outubro de 2011.

FIORIN, José Luiz, SAVIOLI, Francisco Platão. Para entender o texto: leitura e redação. 3. ed. São Paulo: Ática, 1992.
LAKATOS, Eva Maria, MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 3. ed. rev. e ampl. São Paulo: Atlas, 1995.
MEDEIROS, João Bosco. Redação científica: a prática de fichamentos, resumos, resenhas. 4 ed. São Paulo: Atlas, 1999.


Exemplo de Resenha Crítica (Click na imagem para visualiza-la melhor):


2 comentários:

  1. Gostei muito de seu texto. Foi de grande valia para a orientação de meus alunos quando nas análises de livros sugeridos para leitura e avaliação.

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