quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Lançamento: ROÇA BARROCA - JOSELY VIANNA BAPTISTA - ED COSAC NAIFY

 “Guardo na memória de infância algumas imagens que provavelmente me levaram a enveredar por aí, como a descoberta de uma comunidade isolada de guaranis numa ilha fluvial ou um velho índio, provavelmente um pajé, que passou uns tempos vendendo ervas que espalhava sobre um pedaço de couro, bem na esquina de minha casa no norte do Paraná. Aquilo representava um mundo de mistérios para mim." Essa pode ter sido uma das motivações de Josely Vianna Baptista para trazer-nos o seu livro Roça barroca, que saiu essa semana pela Editora Cosac Naify.




Leia a sinopse:



A poeta Josely Vianna Baptista traduz pela primeira vez para o português o mito cosmogônico da tribo indígena Mbyá-Guarani em poemas em edição bilíngue (guarani-português). Os textos narram a criação do mundo, dos homens e dos animais, e permitem ao leitor entrar em contato com o universo imemorial da tradição oral ameríndia.


No texto de orelha, o poeta e tradutor Luis Dolhnikoff anota: “se trata de uma estranha e estranhamente bela narrativa poética sintética sobre personagens de sabor arquetípico, que evocam tanto o tempo profundo do mito quanto a profundidade sensível da floresta brasileira”.


Dividido em duas partes, o volume traz ainda poemas inéditos da autora em Moradas nômades, inspirados na sua experiência de contato com os Mbyá-Guarani. Esta é a primeira publicação que une as duas vertentes de Josely Vianna Baptista: a de poeta e a de tradutora.



Ficha Técnica:



Autor: Josely Vianna Baptista
Apoio: Petrobras, Ministério da Cultura
Idioma: Português


Maiores informações no link: http://editora.cosacnaify.com.br/ObraSinopse/11641/Ro%C3%A7a-barroca.aspx




0 comentários:

Postar um comentário