segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Resenha O Fantasma de Canterville - Oscar Wilde - Ed Casa da Palavra


A leitura prazerosa de alguns livros só se consegue quando o livro tem um desenrolar sequencial saudável e dinâmico capaz de prender a atenção do leitor e também de estabelecer um relacionamento de cumplicidade onde o leitor e escritor se habituam aos fatos sem que para isso seja necessário revelar o que vai acontecer antecipadamente. É um relacionamento de cumplicidade, é isso que acontece com o livro o Fantasma de Canterville.

Um livro de características peculiares que se desdobram inicialmente em uma sequência de fatos cujos os quais os protagonistas principais debocham pensando serem fatos humanos, mas pouco a pouco vão descobrindo que não se trata realmente de um fato humano mas de algo sobrenatural. O fantasma da velha mansão não dá as caras tão facilmente, a sua reputação sim, essa é comentada e falada aos quatro cantos e só um homem de costumes americanos é capaz de duvida-lo como assim o foi.

Esse fantasma de qual vos falo é um fantasma estulto, já chegou a matar pessoas apenas por suas peripécias para afastar quem quer que fosse de sua casa, mas com a chegada da nova família suas tentativas de afasta-los são em vão, e para sua maior surpresa é que eles são quem o assustam. Isso mesmo, já pensou em duas crianças sendo assustadas por um fantasma? Isso você não encontra em O Fantasma de Canterville, ao contrário são elas quem o assustam de tal forma que o faz desejar sumir. Nesse livro de Oscar Wilde se exorciza de uma vez por todas as possibilidades de apenas os seres humanos serem assustados. Esse é um clássico dos clássicos dos livros, uma história bem criada, de simples palavras e leitura única.

O livro de Oscar Wilde na época de sua criação coincidiu com a infância de seus filhos, as características desse livro são aquelas que buscam ajudar no discernimento do novo, das mudanças que ocorrem em nossas vidas bem como do luto.

O livro é totalmente indicado para leitores ávidos por um bom suspense, uma leitura rápida e uma ilustração diferente, esse que indico tem as ilustrações de Romero Cavalcanti, um premiadíssimo ilustrador brasileiro, e a edição ficou por conta da Editora Casa da Palavra com tradução de Braulio Tavares.

Baixe as páginas iniciais do livro e tenha uma ideia de como ele está: http://www.casadapalavra.com.br/_img/pdf/427/1.pdf

Ficha Técnica:
14 x 21
96 páginas
ISBN:
9788577341894
R$19,90

0 comentários:

Postar um comentário