Alguns eventos vão se perpetuando por suas características simples e sem muitos rodeios para dar uma oportunidade aos novos escritores, outros são forçados e as vezes se auto nomeiam ou simplesmente vão criando caricaturas de movimentos que não existem, são movimentos criados que não se perpetuam e nem se sustentam ao logo da história, são apenas eventos que aconteceram e que de uma forma ou de outra serão esquecidos, e aqueles que não forem esquecidos serão lembrados para sempre.
Poucos eventos têm uma verdadeira característica de mudança, de foco literário e variedades artísticas que resultem em uma transformação necessária para o atual momento poético do Brasil.
A primeira vez que participei de um evento assim foi na Universidade Estácio de Sá, em Jacarepaguá, acredito que foi em 2010. O meu coração fervilhava ao ver os poetas subindo ao palco ou simplesmente de onde estavam declamarem suas poesias ou poesias de autores conhecidos, o som bem brasileiro tocava e transformou aquela simples noite em uma noite especial e cheia de alegria, uma motivação a mais para a minha vida e poesia.
Foi em um desses eventos, que irão se perpetuar sempre, que eu fui. Ele se chama PSG, ou simplesmente Poeta Saia da Gaveta, um movimento que tem por base e princípio fundamental tirar o poeta da gaveta e encoraja-los a "engajarem-se no movimento poético contemporâneo carioca".
O PSG é o espaço da poesia e como a poesia se expressa nas mais diversas formas lá também tem espaço para a Música, o Teatro e as Artes Plásticas. É um lugar eclético que reúne os mais diversos grupos e se constrói desses grupos com um único e verdadeiro intuito: o de ser poesia. Ser poesia é um estado de espírito, é a contemplação da transcendência das letras simbólicas para as letras que tem vida e alma e que por ser alma são capazes de transformar a vida, a rotina ou mesmo os simples gestos.
Não é um mero convite a sair da gaveta, é um convite a fazer parte de um mundo diferente e desse mundo separar o joio do trigo e metamorfosear a realidade e converte-la em uma cultura de paz.
É com essa visão que lhes apresento o PSG - Poeta Saia da Gaveta e lhes convido a participarem nem que seja uma única vez, e como já está bem próximo a data vou disponibilizar aqui o calendário.
O PSG tem Direção de Teresa Drummond - ESCRITORA, autora dos livros "Trampolim do poeta" (poesia, edição esgotada) e "Enquanto houver dança" (biografia sobre Maria Antonietta, primeira dama dos salões cariocas). Criou o Projeto Cultural POETA SAIA DA GAVETA (PSG), difundindo a poesia, a música e as artes plásticas. Leciona em OFICINA DE POESIA.
Coordenação de Neudemar Sant'Anna membro da APPERJ.
O blog do PSG onde você sempre fica informado é: http://poetasaiadagaveta.blogspot.com
O blog do PSG onde você sempre fica informado é: http://poetasaiadagaveta.blogspot.com
A espontanea divulgação do PSG - POETA SAIA DA GAVETA nesse Blog é prova de que a dedicação à cultura nesses 18 anos, por puro amor à arte, é válida. O reconhecimento nos faz continuar, sempre.
ResponderExcluirAté lá (toda segunda 3a.feira do mês, de mar a dez, 19h, Rua Dias da Cruz 426 - Méier - RJ)
Teresa Drummond e Neudemar Sant'Anna
Bem interessante para quem escreve. Eu escrevo poesia, tenho livros publicados e um a saír em Setembro ou Outubro, em lisboa-
ResponderExcluirPortugal. Já saí da gaveta há cerca de 10 anos e sou da APE
(Associação Portuguesa de Escritores). Felicidades,
Maria Luísa
http://os7degraus.blogspot.com
É um ótimo movimento.
ResponderExcluirTomara que mais lugares e pessoas se empolguem em divulgar movimentos artísticos como este!