domingo, 28 de agosto de 2011

Resenha - Aqueles que nos salvaram - Ed Casa da Plavra



Aqueles que nos salvaram
16 x 23, 392 páginas, ISBN:9788577341924
Preço de Capa: R$44,90 Ed: Ed Casa da Palavra


Às vezes algumas histórias nos surpreendem não apenas pelas suas características mas principalmente pela forma como nos contam ela, sem espaço, sem hesitar um momento elas vão nos envolvendo de tal forma que é impossível para de ler. Aquele que nos salvaram é um livro assim, capaz de prender a sua atenção nos mínimos detalhes.


É um livro sobre o Holocausto, mas não é apenas mais um livro daqueles que você vai ler, é um romance diferente, um ponto de vista do holocausto que trata de uma envolvente história de amor entre um judeu e uma alemã que prestava serviços para a SS.


Mas essa não é apenas uma história de amor, é uma história sobre a perseguição e o sofrimento dos Judeus na Segunda Guerra, bem como da cumplicidade e da indignação daqueles que se voltaram contra o regime de Hitler.


O livro tem dois cenários, dois palcos, que são intercalados no passado e presente, primeiro no passado onde Ana se descobre apaixonada por um médico judeu com quem tem sua filha Trudy, e depois no presente com Ana já mais velha e Trudy se vendo obrigada a interna-la no "Bom Samaritano" um asilo para idosos, já que ela não quer cuidar de sua mãe e pouco mantem contato com ela.


Essa história ultrapassa qualquer limite e preconceito, isso é verdade, e traz um relato impressionante de como o amor condenado pode nos levar a fazer coisas imagináveis.



O livro ficou durante um ano na lista dos mais vendidos do New York Times é narrado por Jenna Blum que escreve profissionalmente desde 1986. Filha de um repórter judeu e uma pianista descendente de alemães, trabalhou durante anos entrevistando sobreviventes do Holocausto para a instituição Survivors of the Shoah Visual History Foundation, criada por Steven Spielberg. Atualmente Jenna divide seu tempo entre a cidade de Boston e o interior do Minnesota

Sinopse do livro:

Uma história que ultrapassou todas as barreiras e preconceitos religiosos e ideológicos em nome do amor. Aqueles que nos salvaram conta a história de Anna, uma jovem de 18 anos com um futuro promissor aos olhos do pai, um simpatizante nazista: casar-se e ter filhos com um oficial alemão. Ao se apaixonar por um médico judeu, no entanto, sua vida muda completamente.
Revelando uma história de paixão e amor condenado, um retrato sobre a vida durante a guerra e um impressionante drama da relação mãe e filha, o livro explora profundamente aquilo que escolhemos suportar ou resistir para sobreviver e o legado da culpa. O romance, narrado de forma envolvente pela autora, Jenna Blum, permaneceu na lista dos mais vendidos do New York Times durante um ano.


2 comentários:

  1. Simceramente esse livro e o melhor que eu ja liih na minha vida toda um romance baseado em loukuras,ella praticamente sacrifica quase tuud pelo Judeeu isso tbm ajuda um poko a mostrar que os judeus tbm amam e tbm sao humanos,esse livro e uma aventura que euu vivi varia e varias vesez pois eu liih mais de 7 vezes e pretendo ler mais 1000.000 vezes se for preciso porque enquanto eu estou na cama,no shao,ou vuando lendo o livro eu vivo um romance, uma aventura na cama ou em qualquer lugar com um simples pedaço de papel groço em minha maee eu sinto que posso ate atravessar o mundo e comecer novas pessoas e novas palavras euu recomenndo a todos-meu nome e Sarah esther tenho 13 anoos e eu amoo ler--04141-8478-5969

    ResponderExcluir
  2. que bom ! Sara. Alem de um nome lindo, uma garota inteligente!Sera que vc e do Sul?

    ResponderExcluir