quinta-feira, 1 de março de 2012

O Carnaval, uma manifestação literária

O Carnaval, uma manifestação literária
Jandeilson Bezerra

Olá queridos leitores do blog Elo das Letras, estamos de volta, o carnaval passou e muitos como nós já estão retornando das férias, o que é bom. O mundo da leitura e da literatura não param de crescer, e durante o Carnaval essa Literatura se mistura a uma cultura popular rica e cheia de detalhes, capaz de tomar nossa atenção através dos olhos, é quando para muitos a literatura toma as ruas, se transforma em vestes e também em carros alegóricos, e o que antes era imaginário torna-se realidade.


O Carnaval aqui no Brasil é isso, a manifestação cultural de toda a alegria contida na criatividade e experiência dos brasileiros. Através do carnaval não verificamos apenas uma manifestação cultural, mas também a manifestação dos desejos que brotam em nosso coração, essa manifestação da fantasia cuja origem vem de nossa infância, da infância de nossos pais, avós, bisavós e assim por diante, é quando manifestamos ainda os nossos desejos e vontades, por exemplo quando nos vestimos de nosso super-herói favorito, quando um estudante de medicina se veste de zumbi, ou quando os fantasmas ganham a avenida da passarela do samba como no desfile da Grande Rio, onde em uma enorme cama as crianças brincavam de matar seus fantasmas.

É assim essa grande festa, um momento de grande descontração, um retorno a nossa infância, nem que seja por apenas um dia, mas é quando relembramos que a literatura não sobrevive apenas de papel, mas que no papel está a concretização daquilo que em um único dia se tornou realidade em nossos pensamentos.

0 comentários:

Postar um comentário