sábado, 3 de março de 2012

Uma tragédia portuguesa - Livro: Quando Lisboa Tremeu - Editora Casa da Palavra

Uma tragédia portuguesa
Livro: Quando Lisboa Tremeu - Domingos Amaral - Ed Casa da Palavra
Jandeilson Bezerra

Quando você lê um livro muitas vezes não passa por sua cabeça que ele já pode ser um clássico, eles não nascem de uma hora para outra ou sequer são pensados para ser um, mas quando a leitura flui com calma e leveza você já vai degustando algo especial e sente que esse algo já faz a diferença para você, é um sentido de aprendizado e também de busca do conhecimento.

Quando Lisboa Tremeu (Casa da Palavra, 2011, 478 pg, 48,00), do escritor Domingos Amaral, é um desses poucos livros que te dão já na leitura a sensação de que é um clássico, o romance narrado muitas vezes em primeira pessoa pelo pirata Santamaría, conta-nos uma história real que ocorreu em Portugal, mais precisamente em Lisboa, em 1º de novembro de 1755, uma tragédia natural que resultou em mais de 30 mil mortos. O mais violento terremoto já registrado por lá, atingindo 9 pontos na escala Richter, que vai de 1 a 10, e durou cerca de dez minutos. Após o terremoto, precedido de incêndios, tsunamis e saques, as autoridades locais procuram reorganizar o local.

A narração é dividida em quatro partes -- Terra, Água, Fogo e Ar -- mostrando assim o efeito psicológico do ocorrido em 5 personagens, cuja as dimensões de cada um é narrada de acordo com o seu perfil próprio, buscando a identificação mais íntima da ocorrência e transmitindo a mensagem individual com referências do coletivo, e como a calamidade influência em cada um deles.

Dois outros livros, além do romance, narram o desastre natural ocorrido em terras portuguesas, A Ira de Deus (Record 2010) e também o "Último dia do mundo" (Editora Objetiva 2011), sempre focados no desastre natural, buscam transcorrer sobre os acontecimentos que abalaram a capital portuguesa e que por séculos fora considerado como uma interferência divina.

Domingos Amaral é sem dúvidas, daqueles que escritores que têm do dom da escrita, te leva a permear em um universo onde os aflitos se tornam as personagens principais, e te dão uma lição de que a sobrevivência não determina o caráter do acontecimento, mas que o acontecimento influência diretamente na forma como sua vida radicalmente mudará a partir deles.

Não deixe de ler esse livro que já em sua essência é um clássico da literatura portuguesa.



Sobre o autor:

Domingos Freitas do Amaral é diretor da revista GQ, e cronista dos jornais Correio da Manhã e Record. Formado em Economia, e com Mestrado em relações Internacionais na Universidade de Colúmbia em Nova Iorque, iniciou a sua carreira jornalística n’O Independente, tendo depois sido diretor da revista Maxmen. Como cronista, escreveu para o Diário de Notícias, Grande Reportagem e Diário Econômico. Publicou cinco romances, todos na Casa das Letras - Amor à Primeira Vista, O Fanático do Sushi, Os Cavaleiros de São João Baptista, Enquanto Salazar Dormia e Já Ninguém Morre de Amor. Vive em Lisboa e é pai de duas moças e um rapaz.

0 comentários:

Postar um comentário