domingo, 22 de janeiro de 2012

LANÇAMENTO: OS GÊMEOS - Crônicas de Salicanda - Livro I - Pauline Alphen - Ed Companhia das Letras

LANÇAMENTO: OS GÊMEOS - Crônicas de Salicanda - Livro I - Pauline Alphen - Ed Companhia das Letras



Chega ao Brasil mais uma saga, dessa vez em um tom mais suave e gostoso de ler como é o francês, claro que a obra vem traduzida, já que a escritora é brasileira radicada na França e colaborou plausivelmente para a tradução de seu livro em português, estou falando de Pauline Alphen, nascida no Rio de Janeiro e filha de uma alagoana e um francês, cresceu e foi alfabetiza na França voltou ao Brasil na adolescência e após a conclusão da faculdade de jornalismo retornou para a França.

O primeiro livro OS GÊMEOS - Crônicas de Salicanda - Livro I – chega ao Brasil pela editora Companhia das Letras, e seu lançamento ocorreu no dia 20 de janeiro, narra à história de irmãos gêmeos: “Jad é um garoto fraco que sofre com enxaquecas e pesadelos. Claris é uma menina que quer viver uma grande aventura, mas acha que este é um privilégio de meninos. Criados por uma empregada e um tutor, já que o pai se recolheu no alto de sua biblioteca em formato de farol quando a mulher desapareceu misteriosamente, os irmãos dividem sonhos, pensamentos e sensações.” (O Estadão)

Para a autora que “há muito tempo” está a trabalhar no livro a felicidade de ver a obra traduzida e publicada no Brasil é grande “estou felicíssima de voltar a publicar no Brasil! e declara ainda sobre a tradução do livro: « Ele foi escrito em francês (Les Eveilleurs / Salicande) mas colaborei estreitamente com Dorothée de Bruchard na tradução e o sinto tão totalmente meu quanto se o tivesse escrito em português, como "A odalisca e o elefante", "O outro lado do Atlântico" ou "A porta estava aberta". »

A autora já é conhecida no Brasil pelos livros já citados por ela, Os Gêmeos – Crônicas de Salincada – Livro I é traduzido por Dorothée de Bruchard, nascida em Porto Alegre de pais franceses, é graduada em Letras - português e francês pela Universidade Federal de Santa Catarina e mestra em Literatura Comparada pela University of Nottingham (Inglaterra) com a dissertação (1991): "Reescrevendo o mito: Morte d'Arthur, de Alfred Lord Tennyson e Mensagem, de Fernando Pessoa".

Acompanhem a sinopse abaixo e não deixem de comentar esse super lançamento.


Sinopse:
Claris e Jad são irmãos gêmeos tão inversos quanto idênticos. Compartilham sentimentos e pensamentos, mas enquanto Jad tem um coração frágil e sofre de enxaquecas terríveis, condições que lhe impedem de passar muito tempo ao ar livre, Claris é uma garota cheia de vida, destemida, que sonha em viver grandes aventuras. Aventuras como as que lê na Torre dos Livros, onde seu melancólico pai vive enfurnado desde o sumiço da mulher; aventuras como aquelas que a mãe lia para ela; aventuras como as que Jad, com seus problemas de saúde, não pode experimentar.
Eles vivem em uma aldeia chamada Salicanda, em um castelo cravado num vale isolado por uma cadeia de montanhas e encharcado por uma chuva fina e incessante, com o pai, Eben; um preceptor, Blaise; e a ama, Chandra. A mãe, Sierra, desapareceu em uma noite de temporal, no dia em que os gêmeos completavam três anos, deixando a família despedaçada e muitas perguntas no ar.
Claris, que divide o tempo entre os livros, as aulas de esgrima e as cavalgadas na floresta, anda obcecada com a ideia de que as aventuras são sempre protagonizadas por meninos - o que ela acha extremamente irritante. Mas está enganada, pois vai viver uma aventura e tanto ao lado do irmão. À procura de respostas para os mistérios que envolvem o sumiço da mãe, a história de Salicanda e os dons sobrenaturais que parecem ter herdado de Sierra, os gêmeos vão ultrapassar as fronteiras do castelo onde vivem e também do seu mundo: aquele da infância dos dois, o de um passado que eles desconhecem.
Maiores informações no link: http://www.companhiadasletras.com.br/detalhe.php?codigo=12948

Ficha Técnica:

Título original: LES ÉVEILLEURS
Tradução: Dorothée de Bruchard
Capa: Retina _ 78
Páginas: 368
Formato: 16.00 x 23.00 cm
Peso: 0.56400 kg
Acabamento: Brochura
Lançamento: 09/12/2011
ISBN: 9788535920079
Selo: Cia das Letras

2 comentários:

  1. Jarbas Vasconcellos22 de janeiro de 2012 17:46

    Muito bom! Vou ler o livro, ótima indicação!

    ResponderExcluir
  2. É encantador, muito bom! Não resisti a criar o primeiro FC das Crônicas no Brasil... O url é esse: http://salicanda.tumblr.com/
    Ótima descrição, mas o coração de Jad não é frágil, só sofre de uma doença, mas isso não quer dizer que está prestes a se quebrar... Acho que a Pauline lhe avisou disto também... Mas o resto está fantástico!

    ResponderExcluir