sábado, 21 de janeiro de 2012

RESENHA: Poesia antes de dormir - Livro 501 poetrix para ler antes do amanhecer - Org Goulart Gomes - Editora Livro.com

RESENHA: Poesia antes de dormir - Livro 501 poetrix para ler antes do amanhecer - Org Goulart Gomes - Editora Livro.com


É simples e muito mais que apenas poesia, é um estado de espírito que se eleva pelas máximas do seu próprio benquerer e que em seu maior gral de elevação transforma-se em um título e três versos que levam no máximo trinta sílabas. "501 Poetrix para ler antes do amanhecer" (Editora: LIVRO.COM, Org Goulart Gomes, 2011) é uma síntese resumida de dez anos de Poetrix no Brasil, o último livro de organização do fundador Goulart Gomes pois decidiu dá um tempo nesse tipo de publicação para se dedicar a sua carreira como escritor e também divulgar o seu trabalho.


Essa antologia traz terceto de poetas dos mais diversos lugares do Brasil e também Portugal, se transformando em uma verdadeira enciclopédia de poetrix que tendem a repetir o mesmo sucesso e impacto das antologias anteriores.


Essa seleção antológica conta com a participação do fundador do movimento e também de poetas que ajudaram a consolidar o movimento, foram eles quem ajudaram na construção das diretrizes e também das regras para o poetrix e suas variantes.


Inicialmente somos convidados a mergulhar em uma breve história sobre o terceto no Brasil, de autoria de Goulart Gomes, é uma espécie de convite ao mergulho no passado histórico literário que precede o movimento dando característica de uma prática que era usual mas que nunca foi assumida como movimento e a parte de qualquer outro movimento de épocas passadas, era uma forma de escrita que passou despercebido e sem uma regra que pudesse delimitá-las. Ainda aproveitando esse gancho inicial nos deparamos também com uma breve exposição sobre o Haicai, escrita por Álvaro Posselt formado em Letras pela UTP e membro do Grêmio de Haicai Manacá.



Essa parte inicial do livro nos leva a um verdadeiro mergulho na história do terceto e suas variantes, incluindo ai o Sijô, sempre abordando o tema e sua influência no Brasil o que é importante do ponto de vista bibliográfico e histórico, inclusive sob a ótica de seu fundador quando em uma parte mais breve se faz uma explanação sobre a influência desses movimentos na Bahia, local de nascimento do poeta e escritor Goulart Gomes. Todo esse início culmina com o Primeiro e Segundo Manifesto do Poetrix e por fim a Bula, que dão a base e estrutura do Poetrix nos seus mais elevados graus de saber literário.


Os versos que transcendem a alma humana e poética de cada participante, escolhidos rigorosamente através de um processo seletivo a que foram todos submetidos pelo MIP- Movimento Internacional de Poetrix, trazem manifestos de esperança, ilusão e desilusão, concretude poética e principalmente encanto com uma beleza diferenciada de ver a vida e tateá-la com a ponta das letras.


Quero destacar aqui duas poetrixtas que trazem versos enigmáticos sobre o futuro literário brasileiro, falar de futuro é algo meio incerto uma vez que as mudanças aparecem de forma inesperada e isenta de qualquer influência externa já que a mudança é sempre interna e depois externada para o conhecimento público, mas os versos delas trazem o que chamo de um florescer da nova poesia que é ausente de regras mais arcaicas e rígidas para ser mais simples - no sentido da construção - e mais completa - no sentido poético. Não que o que elas escrevam seja ausente de regras ou qualquer outro tipo de exigência, mas denunciam em seus versos essa nova fase brasileira, totalmente envolta de mistério, mas esse véu de mistério já começa a se mostrar e a transformar.



Uma dessas poetisas é a Madilê Fabre, a poetisa é formada em Letras, e traz uma visão peculiar sobre o futuro em dois de seus poetrix no livro "501 poetrix para ler antes do amanhecer" é o "Canção", que nos traz uma belíssima imagem das folhas de outono que vão lentamente abandonando as árvores prenunciando já o nascimento de novas folhas, é uma morte celebrada pela vida. O que dizer então de "Velhice"? É o respeito pelo passado literário, que trás entranhado em seus bojo toda a evolução do lírico desde o seu começo até os dias de hoje, um completo desse novo nascer experiente e vivido, porém ainda permanece na condição de folha quando um novo outono pode nascer também experiente e cheio cheio de vida, sem ignorar todas as estações do ano, ou seja, todos os estágios.


Dentro dessa linha inicial, de novo que está por vir e seguindo ainda o pensamento dessa novidade literária que assola o Brasil, uma novidade ainda sob o véu que pouco a pouco vai deixando-se revelar, a Marilda Confortin, poetisa aclamada por seus poetrix no livro Lua Caolha (Araucária Cultural editora), também nos trás uma visão sobre o futuro, sofrido como um parto natural, com todas as nuances e também preparado já que nove meses de espera lembra-nos uma preparação para o novo que está por vir e a esse novo ela deu o nome de "pré-natal", "assassina" é digamos que um contar das horas para que esse momento chegue e é a luz da própria experiencia que ela vai interrompendo essa trama majestosamente com uma agulha de crochê, trazendo na memória que a Literatura em suma é um entrelaçar de ideias que nascem constantemente.


O livro "501 poetrix para ler antes do amanhecer" é uma seleção de obras cujo valo literário é sem dúvida alguma grande e digno de ser esmiuçado, dentre os tantos escritores participantes é possível verificar aqueles que nos trazem muito mais que uma beleza nas palavras, trazem-nos conforto de uma boa leitura e dos mais diversos temas. Uma coisa legal seria talvez se as biografias não estivessem no final do livro mas sim ou abaixo do nome ou no rodapé de página final do escritor, mas em nada nos confunde a leitura.


É uma leitura do passado, presente e futuro do poetrix, talvez um futuro já alcançado mas muito ainda a ser descoberto. 


Ficha Técnica:


501 POETRIX PARA LER ANTES DO AMANHECER
GOULART GOMES
Formato: 150X210
Autor: GOULART GOMES
Editora: LIVRO.COM
Ano: 2011
Edição: 2
ISBN: 978-85-61150-37-2
Origem: Nacional
Número de páginas: 246
Acabamento: BROCHURA

3 comentários:

  1. Gostei muito da resenha, expressa um novo momento na literatura.

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado, Jan. A resenha retrata bem o espírito da obra.

    ResponderExcluir
  3. muito bom ver a importância desta coletânea na lavra de outras pessoas, especialmente para quem teve incluído nela, alguns poetrix... carlos vilarinho - carloseugeniovilarinho@hotmail.com - http://poetrixo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir