domingo, 15 de janeiro de 2012

ESPECIAL: O Poetrix, a Obra em movimento

O Poetrix, a Obra em movimento
Jandeilson Bezerra

O Poetrix é visto como a obra contemporânea da internet, uma resposta suave ao chamado literário da modernidade com a evolução e a rapidez com que a informação vai chegando a todos os lugares do mundo. A definição mais sincera e honesta dessa forma de leitura poética foi dada pelo jornal O Taqueri - SP, chamando-o de "Poetrix, o poeminha da internet" pela sua forma simples e ao mesmo tempo incisiva de ser, ainda o mesmo jornal chamou-o de “poeminha pra quem tem pouco tempo”, é verdade, as características são de poemas em terceto que tem a praticidade de ser lido rapidamente e também a de ser construído rapidamente

O mundo é chamado a viver novas experiências diariamente em todos os sentidos, assim a literatura vai alçando voou nessas descobertas que são capazes de revolucionar o pensamento e a forma como vemos as coisas e a elas temos acesso, o poetrix é a consolidação de quase doze anos de evolução conceitual pela qual passou o terceto e sua forma como movimento literário, é como o jasmim que vai soltando o seu perfume calmamente e assim vai se espalhando e conquistando a todos.

Muitas vezes comparados ao hai-kai, mas na sua fórmula não sendo, devido ao modo como ele se caracteriza as grandes diferenças foram enumeradas pelo seu fundador em "Dez dicas para um bom poetrix" onde ele traz como mensagem principal que o poetrix é antes de tudo a arte de falar (ou escrever) através de uma linguagem metafórica que se entrelaça a arte da insinuação de sentidos, onde um terceto pode traduzir a história do indizível ou a história daquilo que foi dito. Exemplo que ele aborda em um dos poetrix utilizados no texto:

XENOGLOSSIA

na Planície de Sine-Ar
decifrar tua língua
em minha Torre de Babel

No qual através de seu próprio testemunho disse: "Após ter a ideia, fui à Bíblia obter mais informações sobre a Torre de Babel. Lá descobri que ela foi supostamente erguida na planície de Sinear. Em latim, “sine” quer dizer “sem”. A informação caiu perfeitamente: a língua, a torre, alguém “sem ar”... Uma pequena informação pode fazer uma grande diferença."

O poema curto, "enrijecido" e cheio de delicadezas, é assim o Poetrix, como a pétala de uma rosa suave e cheia de vida, de fácil construção e cheio de possibilidades, para quem usa twitter é uma ótima maneira de fazer poesia, porém fique atento aos detalhes da construção. O Poetrix é um movimento, não é apenas um terceto com um título, as mais diversas fórmulas foram criadas ,e tendo fórmulas também tem Bula, e leva esse nome justamente para nos lembrar a bula de um remédio, talvez o remédio para a cura de males do passado e resposta rápida ao presente que se movimenta de forma enigmática. O que há no Poetrix que faz diferenciar a atualidade literária é a sua forma de ser poética, não é uma resposta a pós-modernidade já que é confusa em sua arte nos mais diversos sentidos, mas uma resposta (remédio) da arte contemporânea que tem raízes profundas nos mais diversos escritores como Drummond, Vinícius e tantos outros que criaram tercetos de forma simples e já anunciavam profeticamente o início de um novo movimento, como podemos ver:

TRANSVERBERAÇÃO DE SANTA TERESA (Bernini)

Visão celestial, doce delírio.
Da cabeça aos pés nus
êxtase (orgasmo?) relampeia. (Carlos Drummond de Andrade, Farewell, RJ, Ed Record, 1996)

0 comentários:

Postar um comentário