quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Entrevista com Nanuka Andrade escritor do livro Camundo O Desenho e a Sombra

O Blog Elo das Letras fez uma entrevista especial com o Escritor e  Ilutrador Nanuka Andrade, escritor do livro Camundo O Desenho e A Sombra, lançado recentemente pela Editora UnderWolrd.


Nanuka lançou na Bienal do Livro do Rio de Janeiro o seu primeiro livro, o que o propiciou um contato com o público e ainda sentir a receptividade dos leitores em relação ao seu livro. 


O caminho árduo para um escritor é sempre o da publicação de sua obra, escrever não é tão trabalhoso quanto encontrar uma editora para a publicação de um livro, para Nanuka o caminho também foi árduo mas logo a recompensa foi colhida. A editora Underwolrd é das poucas editora que se destacam por incentivarem e publicarem escritores novos, dando-lhes o suporte necessário e valorizando sua obra.


Nanuka Andrade nasceu no Estado de São Paulo em Março de 1975,  vive atualmente em Campinas - SP,  é escritor e ilustrador, mantém o site http://www.nukatoon.com/ o seu primeiro livro publicado pela Editora Underwolrd chama-se Camundo O Desenho e A Sombra.


Site do livro Camundo: http://www.seriecamundo.com


Vamos então a entrevista, na qual ele  conta dos desafio que foi para publicar o seu livro e sobre o seu primeiro contato com o público na Bienal do Livro do Rio de Janeiro.




Livro editado pela Ed Underwolrd
Blog Elo das Letras: Você é considerado já um sucesso, qual foi a sua impressão em relação a aceitação de seu livro por parte do público?


Nanuka Andrade: Sinceramente, não esperava uma aceitação tão grande! A verdade é que, sendo o "Camundo"  uma obra  desconhecida, e de um autor igualmente desconhecido, a expectativa foi a menor possível.  Mas, de repente, ler elogios e comentários positivos sobre a qualidade do projeto gráfico, e da história em si, foi realmente gratificante!


Blog Elo das Letras: Com tantas editoras publicando os mais diversos estilos, você deve ter percorrido um caminho muito difícil, qual a impressão que você tem em relação a aceitação dos novos escritores por parte das editoras?


Nanuka Andrade: Todo escritor passa por dificuldades em publicar o primeiro livro. Acontece que as editoras estão em busca de originais que ofereçam um retorno financeiro, e prestígio. Isso faz delas uma empresa como outras quaisquer, na busca por um investimento que lhes seja rentável. Aceitar um original não é apenas apostar num sonho, mas avaliar riscos e possibilidades.


Blog Elo das Letras: Você alguma vez cogitou a possibilidade de editar seu livro por conta própria?


Nanuka Andrade: Em algumas situações cheguei a cogitar, mas sempre sem muito entusiasmo, pois não teria como arcar com as custas de uma publicação por demanda.


Blog Elo das Letras: Camundo é uma série, no que se inspirou?


Nunca Andrade: A grande inspiração foram os livros, os seriados, e a vida de um modo geral. 


Blog Elo das Letras: Você é ilustrador, isso ajudou com o livro?


Nunka Andrade: Ajudou um bocado!  Na verdade, trabalho com imagens antes de escrever. As características físicas do Camundo já estavam delineadas muito antes de criar o enredo. É minha maneira de encarar a produção de um livro. Talvez porque quisesse que o Camundo fosse dono de uma identidade visual marcante, capaz de fazer um convite à leitura!


Blog Elo das Letras: Você se identifica com o personagem principal?


Nanuka Andrade: Todos os personagens têm um pouquinho do escritor. No caso do Camundo, o senso de justiça  e o  desenho são os pontos que convergem à minha personalidade.


Nanuka Andrade
Blog Elo das Letras: Qual o maior desafio de um escritor iniciante depois que seu primeiro livro é publicado?


Nanuka Andrade: Sem dúvida, o segundo livro! Manter-se no mercado editorial, e honrar o compromisso de um contrato.


Blog Elo das Letras: Qual seu recado para os escritores que estão começando sua carreira?


Nanuka Andrade: Leiam muito!  E leiam de tudo. De bula de remédio aos grandes clássicos da literatura universal. Façam do hábito da leitura um prazer. Quem lê, escreve melhor. E jamais desistam! Corram atrás de seus sonhos, e sejam críticos com os vossos textos.  O ponto crucial é deixar de lado a visão apaixonada pela obra, e encarar o trabalho com seriedade. Muitas vezes, reescrevi, modifiquei e comecei do zero. Tendemos a ser prolixos, e a simplicidade é o agente facilitador para a compreensão de uma história.




Blog Elo das Letras: Nanuka, você esteve na Bienal e esse foi seu primeiro contato com o público qual foi sua impressão?




Nanuka Andrade na Bienal
Nanuka Andrade: Puxa! Foi a melhor possível! Como disse no começo, sou um escritor iniciante, e pouco conhecido, mas perceber o interesse das pessoas pelo Camundo foi uma experiência incrível!  Crianças e adolescentes principalmente. De um modo geral, a Bienal me deu a oportunidade de ver a paixão das pessoas pelos livros. É fascinante ver a alegria de gente que compra livros como quem compra uma roupa, um sapato. Parece rudimentar fazer uma comparação como esta, mas em vista do que se divulga sobre a carência de cultura,  o que vi lá me fez acreditar que livro é mais que um objeto de desejo e  sim uma maneira de se conectar com o mundo! :) Gostaria de agradecer à Editora Underworld por ter apostado neste livro, e a todos que de uma maneira muito gentil vêm me apoiando, e dando esta visiblidade como você, Jandeilson, através do blog Elo das Letras!  Muito obrigado!


O Blog Elo das Letras agradece o carinho e a atenção do escritor Nanuka Andrade.

3 comentários:

  1. Eu sou fã do Nanuka ele é um fofo.. meu filho, meu pai e eu adoramos conhecê-lo na bienal.. foi um prazer e uma emoção imensa.. sou apaixonada por livros..e sem dúvidas quando soube do lançamento do livro Camundo pela Editora Underworld e procurei saber mais sobre o livro..veio a necessidade de ter logo meu exemplar! Fiquei super ansiosa pela chegada do dia em que estaria com meu exemplar em mãos.. nem tinha esperança de conhecer o Nanuka, porque ele já havia estado na Bienal e Eu, só estaria por lá alguns dias depois..e adivinhem a surpresa..estava eu twittando..qnd descubro que no dia 7 ele estaria por lá! Não deu outra, assim que chegamos a Bienal..minha primeira parada foi o Stand da Underworld, não por estar localizado no inicio da Bienal..mas sim por saber que lá estaria o Camundo e o Nanuka me aguardando (ñ a mim especificamente..vcs entenderam).
    Ando pelos blogs literários e tt.. não sou de elogiar abertamente ninguém..nem de ficar paparicando ninguém..mas certamente o Nanuka merece ser mimado..ele é especial.. uma pessoa carismática..verdadeiramente cativante!
    E obvio aproveitei os lançamentos da Under.. Editora que se tornou minha favorita pela relação que ela tem com o público; a proximidade com que ela trata seus leitores isso é verdadeiramente uma mudança em todo o mercado Editorial..outras Editoras vem reconhecendo o sucesso que a Under fez com seu público.. e anda "copiando" o jeitinho "fofinho" da Under rsrsrsrs..

    Mas voltando a falar do Nanuka..quero te ver em 2013 na Bienal do Rio.. e com mais calma.. apesar de que acho que isso não será tão possível..pois acreditem ou não.. ele foi bastante assediado!! Mas vou te assediar virtualmente até lá viu!!

    Povo não me levem a mal viu..sou bem casada..kkkkkkkkkkkkk vou assedialo de uma forma leve!! rsrsrsrs

    Nanuka muito sucesso.. vc é uma pessoa muito especial..posso realmente dizer que gostei muito de vc..mesmo tendo passado apenas alguns minutos ao seu lado..

    E gentem.. não sou blogueira..não ganhei livro de graça.. e não fui paga para escrever nada disso.. escrevi de coração e com muito prazer..pois é sempre bom falarmos o que sentimos.. não consegui expressar tudo que o Nanuka merece..afinal o escritor é ele.. quem sabe um dia eu chegue lá!! rsrsrs

    ResponderExcluir
  2. Karini!!!

    Puxa!

    Como suas palavras me deixarm emocionado! Mesmo sendo um escritor, como você mesma ressaltou, fico sem palavras quando leio algo tão sincero e carinhoso. Não que as palavras não sejam capazes de traduzir meus sentimentos, mas porque elas devem honrar um depoimento tão singelo.

    O que posso dizer é Obrigado! Agradecer toda a confiança depositada no "Camundo", e dizer que foi um momento muito feliz. Conhecer você, o seu pai e o querido João Vitor, mesmo por pouco tempo, foi como reencontrar amigos de longa data. Acho que os encontros são feitos assim, não importa o tempo em que as pessoas estão juntas, ou o quanto dure o evento em si, pois quando existe admiração e amizade é como um instante eterno.

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  3. Você falou tudo:

    "Acho que os encontros são feitos assim, não importa o tempo em que as pessoas estão juntas, ou o quanto dure o evento em si, pois quando existe admiração e amizade é como um instante eterno."

    Assim que me sinto!

    E que venha nosso próximo encontro! Como você disse via TT o João estará maiorzinho!

    ResponderExcluir