sábado, 9 de julho de 2011

Resenha: Cursed City Onde as almas não têm valor.



Cursed City é uma cidade muito agitada! E é com essa afirmação que inicio esse post, já para assegurar-lhe de que lá você não vai encontrar um local tranquilo para descansar, ao contrário se você for passar uma noite lá tenha cuidado pois a qualquer momento um bandido poderá tirar-lhe a vida.


Esse livro é um livro peculiar traz um universo que poucos se aventuram na escrita que é o universo do western, mas é sem dúvida alguma um universo cheio de possibilidades para se explorar e foi assim nesse universo cheio de possibilidades a se explorar que o livro tomou forma, na verdade formas, que possibilitam ao leitor uma leitura diversificada e ainda a contemplação dos mais diversos estilos.


O livro é uma antologia, com participação dos mais diversos escritores que aceitaram o desafio de viverem alguns dias ou simplesmente darem uma passada em Cursed, a leitura flui bem, alguns autores acertaram na tônica do western outros não foram o caso, o fato é que o gênero literário de faroeste é um gênero não muito comum por esses lados da fronteira enquanto alguns se identificam bem com esse gênero outros escrevem contos que não têm a ação esperada para esse tipo de literatura, um livro que poderia ter explorado mais o tamanho das letras, mas fica a dica.



Esse livro antologia é sem dúvida um livro que não perde em nada para os clássicos weterns pois tem a ação necessária, os personagens são característicos e principalmente há muito bang-bang o que não poderia faltar, as balas traçantes por horas você pode esculta-las zunindo no seu ouvido.




Alguns personagens me chamaram a atenção por sua construção ser bem real e isso dá uma tônica embasada no texto do autor já que demonstra que o autor tem o domínio e conhecimento de seu personagem, sabe o momento de coloca-lo na ação e de retira-lo, isso é plausível dentro do contexto em que o escritor se predispõe a transformar em literatura. Alguns trazem diálogos bem estruturados, e creiam, é possível visualizar algumas cenas desses diálogos como se estivesse-mos em um filme onde o câmera dá um close no personagem e ele com seu chapéu quase cobrindo-lhe a vista fala com pouca gesticulação dos lábios.


Eu quero aqui destacar alguns autores que dentro desse universo trouxeram ação e fantasia e transformaram o cotidiano de Cursed City, são eles: Alfer Medeiros, Georgette Silen, Tânia Souza, Romeu Matins. Esses no meu ponto de vista trouxeram algo de especial já que a leitura fluiu e a curiosidade é aguçada para a cada momento tentar se descobrir o que poderia acontecer mais adiante.


O livro cumpriu a sua missão de contos rápidos e bem estruturados, alguns muito canônicos é verdade e outros nem tanto, e foram esses outros que fizeram a diferença, não adianta ser técnico e não cumprir a missão, prefiro aqueles que fogem da regra e nos colocam dentro de uma história eletrizante isso faz a leitura mais interessante e também estimula o pensamento.

Você já leu? Então deixa seu comentário e impressões sobre o livro.

Detalhes do Livro:

Sinopse:

CURSED CITY, ONDE AS ALMAS NÃO TÊM VALOR

Cursed City é uma velha cidade do oeste, que como outra qualquer, convive com os mais diversos problemas, como arruaceiros perturbando a ordem, pistoleiros cruéis, prostituição, jogatina e todo tipo de bandido em fuga para o México. Também é alvo constante de ataques por parte de uma das tribos indígenas mais perigosas de todos os EUA, os Apaches, que sob o comando do chefe Cochise, vez por outra, resolve saquear a cidade.

Mas a população de Cursed City preferia conviver com tudo isso ao mesmo tempo e em todos os dias da semana, do que passar pelas provações dais quais são submetidos em certa noites, que trazem em seu manto surpresas extremamente desagradáveis.  Nessas noites, até mesmo os mais valentes homens e os mais terríveis assassinos se escondem em seus buracos imundos, esperando a morte chegar.

Nem mesmo o próprio diabo se permite passear sozinho por aquele pedaço de terra amaldiçoado.

As mais terríveis criaturas que a noite, e o inferno podem oferecer, visitam constantemente Cursed City e fazem até os mais cruéis pistoleiros mijarem em suas calças, como criancinhas indefesas. O medo habita em cada uma das casas da cidade. Não há padre que resista e nem xerife que permaneça vivo por muito tempo. Cursed City é a sala de espera do inferno e quem entra, raramente consegue sair. Quem mora na cidade, se tentar fugir, é castigado com um destino muito pior do que a própria morte. Até mesmo os Apaches, conhecedores dos segredos espirituais não escapam da maldição que assola a região. Eventualmente, perdem alguns de seus mais bravos homens, ao retornar de Cursed City para seus lares.


Vampiros, lobisomens, demônios, espectros, criaturas que talvez nunca ouvimos falar antes...

... e autores prontos para contar essas terríveis histórias sobre Cursed City e seus mistérios malditos.


Com organização de M. D. Amado, O Estronho traz até você o medo empoeirado do velho oeste misturado ao sangue das crianças e mulheres, ao suor e medo dos homens mais corajosos e ao bafo podre das criaturas mais sórdidas e brutais, vindas do inferno.

Ficha Tencnica

ANTOLOGIA DE CONTOS
Vários Autores
Capa e Diagramação: M. D. Amado
Revisão: Celly Borges
Formato: 14 x 21cm
Capa em papel cartão 250g, laminação fosca, orelhas 6cm
Miolo em papel reciclato 90g
Preço de Capa: R$ 42,00
Editora: Estronho Editora

1 comentários: